Curiosidade: como a pizza chegou ao Brasil?

Como a pizza chegou ao Brasil

A origem da pizza não é brasileira, mas a redonda é muito apreciada por aqui. Você sabe como a pizza chegou ao Brasil? Se não sabe, leia o texto abaixo que nós te contaremos.

São Paulo

O primeiro lugar a receber pizza em solo brasileiro foi a cidade de São Paulo. O fato se deu graças à imigração italiana, que chegou pelo porto de Santos no final do século 19.

Bairro Brás

A pizza chegou ao Brasil devido aos imigrantes italianos e o bairro paulistano Brás é considerado o berço das primeiras pizzarias brasileiras. O primeiro pizzaiolo que se instalou por lá se chamava Carmino Corvino, um napolitano que abriu a extinta Cantina Santa Genoveva. O estabelecimento foi inaugurado em 1910.

Venda ambulante

Porém, muito antes da criação das cantinas e pizzarias, o consumo de pizza já era grande por aqui. O prato era vendido de forma ambulante por vendedores que carregavam pequenas estufas de cobre repletas de pizza.

As redondas eram mantidas aquecidas por brasas de carvão e as fatias eram consumidas em todos os momentos do dia, inclusive como lanche.

Pizzaiolos não-italianos

O sucesso foi tão grande depois que a pizza chegou ao Brasil que outras pessoas, de origem não-italiana, começaram a elaborar o prato, a partir da década de 20. Com isso, houve modificações nos temperos e na preparação da redonda, que ganhou características regionais.

Pizzaria mais antiga

Como já informamos, a pizzaria mais antiga do Brasil não está mais em funcionamento. Entretanto, em 1924 foi inaugurada a pizzaria Castelões e ela se mantém aberta até hoje. No cardápio, pizzas de massa grossa e borda alta, típicas da segunda década de 1900.

Disseminação da pizza

Os imigrantes italianos foram responsáveis por trazer a redonda para cá e, quando a pizza chegou ao Brasil, recebeu boas vindas por aqui. Acontece que a sua disseminação completa, de norte a sul do país, surgiu em 1950. Sorte nossa!

 

One thought on “Curiosidade: como a pizza chegou ao Brasil?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *